Rua Machado Nunes, 146 - Sala 108 — Caiçara Belo Horizonte/MG — CEP: 30775-530
31 3464-5828
31 3413-6407

Notícias

Ontologia Contábil

Entende-se por ontologia contábil a parte da filosofia que estuda o "ser enquanto ser"

Entende-se por ontologia contábil a parte da filosofia que estuda o "ser enquanto ser" (contabilidade como ciência do patrimônio) buscando sua essência, a qual a caracteriza distinguindo-a das demais realidades ou ciências existentes.

A ontologia contábil, então, é a parte da Filosofia da ciência contábil que tem, entre outras funções, a de determinar a substância da contabilidade, fazendo conhecer seu objeto, objetivo e função, possibilitando a determinação de seu conceito e posterior definição.

Os estudos antológicos apoiam-se na epistemologia contábil, que representa uma reflexão geral em torno do conhecimento científico contábil e a sua produção, que tem a sua validade certificada por estudos científicos efetuados pelos doutrinadores.

As reflexões contabilísticas servem de guia referencial para a criação de conceitos, teorias e valores científicos. É o ato ou efeito do espírito de um cientista filósofo de refletir sobre o conhecimento, coisas, atos e fatos, fenômenos, representações, ideias, paradigmas, paradoxos, paralogismos, sofismas, falácias, petições de princípios e hipóteses análogas.

Todos os direitos reservados | © 2020 | SIM ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTáBIL
desenvolvido por