Rua Satélite, 55 — Caiçara Belo Horizonte/MG — CEP: 30770-380
31 3464-5828
31 3413-6407

Notícias

Cuidado com os empréstimos: golpes e taxas abusivas aumentaram

Saiba quais cuidados tomar na hora de fazer um empréstimo com um banco ou outras instituições financeiras

Com a crise gerada pela pandemia de coronavírus, muitos trabalhadores perderam o emprego e optaram pelos empréstimos em plataformas eletrônicas, bancos e outras instituições financeiras. Mas é preciso ficar alerta: os golpes e as taxas abusivas aumentaram.

Segundo Henrique Lian, diretor da Proteste, os criminosos têm aproveitado a insegurança e a queda na renda da população para oferecer empréstimos falsos.

“As famílias estão descapitalizadas, houve uma grande perda de renda com a Covid-19 então há uma grande oferta de crédito. Especialmente pelo whatsapp há muita oferta falsa de crédito. O que a gente pode recomendar é o consumidor se certificar que está entrando em contato com uma instituição séria, um banco ou uma instituição reconhecida pelo Banco Central” alertou.

Outro alerta fica para as taxas abusivas praticadas por alguns bancos. Existem instituições financeiras cobrando um valor de juros acima do mercado, o que a longo prazo pode dificultar muitas famílias que não terão renda para quitar o empréstimo.

“O consumidor precisa pesquisar muito bem. Dentro dos bancos a gente achou empréstimo de 3 mil com taxas de 32% e taxa de 75% ao ano. Também achamos taxas de 22% ou quase dobro do banco, com 27%. Não basta apenas saber a taxa de juros, o consumidor precisa se informar qual é o custo total do empréstimo e outras despesas administrativas que são superiores às taxas de juros” ressaltou.

Antes de contratar um serviço de empréstimo, é importante pesquisar sobre a instituição financeira. Além de evitar golpes, é possível entender todos os valores praticados pela empresa. Todo cuidado é pouco na hora de evitar um super endividamento. Para mais informações sobre as taxas de juros e como funciona um empréstimo, acesse o site da Proteste.

Todos os direitos reservados | © 2024 | SIM ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTáBIL
desenvolvido por